terça-feira, 8 de maio de 2012

Treino de MMSS para mulheres

Por Sara Fávero
Apesar de esclarecido, o mito de que "treinar membros superiores deixa o corpo da mulher masculinizado" ainda ronda as academias. Muitas vezes esse desânimo pode ser causado pela falta de orientação adequada. Conscientizar o público feminino de que todos os músculos precisam ser treinados de forma equilibrada e com disciplina pode ser uma tarefa não tão simples assim.
Vale ressaltar que essa falta de empenho ao treinar MMSS pode afetar, inclusive, os resultados no treino de MMII (Membros inferiores). Treinar "braço” não é sinônimo de masculinização, até porque, o treino não precisa ter o objetivo de hipertrofia. É fundamental desenvolver força e resistência no tronco, peitorais, costas, braços e antebraços, pois, além do benefício de aguentar uma maior carga para os exercícios dos membros inferiores - agachamento, avanço, stiff - incrementando o treino de hipertrofia das pernas, temos a melhora do controle corporal, da postura, alinhamento da coluna, resistência, independência dentro de casa (ou você é do tipo que pede para algum homem abrir a tampa do vidro pra você?), bem como evita o aparecimento de lesões simples, torções do punho, dores no pescoço etc.
Tratando-se especificamente da região dos ombros, percebemos que, uma musculatura postural e comumente vítima de lesões e dores, não pode ser deixada de lado. É necessário fortalecer e tonificar para a maior lubrificação da cintura escapular, flexibilidade e, claro, força. Fisiologicamente falando, sabemos que as mulheres possuem, naturalmente, o percentual de gordura maior que dos homens. Também sabemos que a produção de testosterona é bem menor, de modo geral. Com isso teremos, além de todos os benefícios citados, o aumento do gasto calórico durante as sessões. As séries - que não precisam ser pesadas demais - irão fortalecer a musculatura sem aumentar o seu diâmetro.
E os benefícios estéticos? O fim da flacidez, braços firmes e tonificados, peitorais fortes e perfeitos pra usar aquele top! Tudo isso sem perder a delicadeza do corpo feminino. Você ganhará definição sem que isso signifique crescimento.
Quer saber quais exercícios te deixarão assim? Consulte um profissional da área. Ninguém melhor que um Educador Físico para lhe orientar e ajudar a treinar com responsabilidade, segurança e alcançar os resultados no tempo planejado.
Treine com seriedade e disciplina e os resultados virão. É simples!
Sara Fávero CREF 15270-G/SC (48) 9909 2054