domingo, 3 de outubro de 2010

O Pilates na Melhor idade

Envelhecer é um processo lento e progressivo, ninguém envelhece da noite para o dia. Como estas mudanças acontecem de forma contínua e não eventual, é necessário adaptar-se a elas durante toda a vida.
Sabemos que a porcentagem elevada de pessoas idosas em uma sociedade constitui um índice de progresso e desenvolvimento. Ver cada vez mais idosos nas ruas é motivo de satisfação: isso representa uma vitória em relação ao tempo.

Contudo, a preocupação não deve ser quantos anos a pessoa irá viver, mas, sim, de que forma esses anos serão vividos e em que estado de saúde e de espírito.

“Mens sana in corpore sano”

• Tenha como prioridade ter um peso adequado e bom preparo físico. Os exercícios físicos ajudam a aprimorar o condicionamento do corpo e evitar as perdas de massa muscular. Ter um organismo com baixo índice de gordura afasta várias doenças fatais.
• Para não esquecer algo, mantenha sua mente em constante reciclagem. Ao Praticar Pilates a mente é estimulada pela variedade de exercícios onde trabalha-se a coordenação motora e a memória pelo principio da concentração. Além disso, pode utilizar jogos e brincadeiras para exercitar seu cérebro. Fugir da rotina ajuda a desenvolver áreas do cérebro que são menos utilizadas. Procure atividades voluntárias, escutar música, cursos variados, escrever ou viajar.

São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates:

• Alívio da dor, principalmente as lombares
• Maior percepção dos movimentos
• Fortalecimento muscular
• Maior equilíbrio
• Aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada)
• Alívio do estresse
• Melhor da auto-estima etc.

* Mais força, maior controle muscular, melhor capacidade respiratória e melhor circulação, maior flexibilidade, musculatura mais alongada, tonificada e definida, postura mais correta, mais consciência corporal, maiores equilíbrio e coordenação, alívio do estresse, da fadiga e de dores musculares e melhor saúde das articulações são alguns dos ganhos enumerados.

* O maior equilíbrio muscular possibilita realizar com mais conforto as tarefas do dia-a-dia, dá mais energia. O respeito aos limites do corpo evita lesões e desgaste físico; a respiração correta aumenta a capacidade pulmonar e melhora a circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários